SERMÕES

Sete mergulhos de Naamã no Jordão. Uma reflexão mais realista.

O número sete não representa número da sorte e as águas do Rio Jordão não são milagrosas.
O profeta Eliseu, sem nenhuma pretensão, simplesmente mandou Naamã se banhar sete vezes no Rio Jordão. Sem cerimônia, honraria ou festa. Eliseu não gostou da afronta nem da oferta de Naamã (2Rs 5.5; 5.8). Um verdadeiro profeta não vende o que não é dele.
O General Naamã andava com vestes finas. Provavelmente estaria fardado visto que levava cartas do rei e deveria se apresentar oficialmente, chegou cheio de pompa e esperava tratamento especial (2Rs 5.6). Ele não buscava o milagre em Deus, mas no profeta, e mediante pagamento. Sua única qualidade até o momento era a esperança de que o profeta de Deus poderia interceder por ele. Isto graças ao testemunho da menina escrava que estava a serviço de sua esposa (2Rs 5.3).
Com relação aos sete mergulhos, embora muitos pregadores usam classifica-los em sete passos ou sete lições, vale ressaltar que isto não passa e especulação ou argumentação humana. Tais lições não são bíblicas, nem inspiradas. São apenas suposições.

Numa abordagem mais simples, podemos tirar as seguintes lições quanto ao mergulho de Naamã no Rio Jordão:

1º Mergulho - OBEDIÊNCIA“vai, lava-te sete vezes no Jordão e atua carne será restaurada e ficarás limpo” v.10
Ainda que de início Naamã tenha recusado atender a orientação do profeta, visto que esperava outro tipo de abordagem. Ao final obedeceu, mergulhando sete vezes, conforme estabelecido.
Naamã entra despido nas águas do rio Jordão, ficando provavelmente com água até a altura da cintura, e prendendo a respiração, desce até que a água cubra sua cabeça, e isso se repete por sete vezes. É de se pensar que Naamã desce e sobe das águas sete vezes sequenciadas e só após o sétimo mergulho tenha se preocupado em observar sua pele.
Quando obedecemos a orientação vinda da parte de Deus, inevitavelmente passamos a alimentar a fé. No mínimo acreditamos que ao final do ato de obediência o esperado aconteça.
Naamã não creu, apenas obedeceu. A fé no Deus de Israel, que cura, só veio depois. V.15

1º Mergulho - RENÚNCIA: “homem... de muito conceito... porém leproso” v.1
Isto mesmo, primeiro mergulho. Naamã tinha uma vida de prestígio, cheia de cerimônias e honraria. Era respeitado e reconhecido por todos. Mas por debaixo de tudo isso, carregava feridas escondidas que o envergonhava e roubava sua felicidade e que a qualquer momento colocariam tudo a perder.
Para entrar na água Naamã teve que assumir sua condição de miséria e enfermidade. Abriu mão de sua imagem para expor sua necessidade. Ao menos na frente de seus auxiliares, que possivelmente já sabiam de sua condição. Em pouco tempo todos na cidade saberiam deste episódio.
Naamã teve que renunciar sua vida de aparências e sua arrogância (2Rs 5.12). Agora sua vergonha estava exposta.
A cura que todos precisamos deve ocorrer de dentro para fora. Primeiro necessitamos da cura da alma, depois da cura do corpo.

3º, 4º e demais Mergulhos - APRENDIZADO
Assim que Naamã decidiu obedecer, e ainda que duvidando tenha se disposto a banhar-se no Jordão, matando seu orgulho, os demais mergulhos apenas atestaram que Naamã estava disposto a aprender as lições valiosas que Deus tinha para lhe ensinar.
Ao sair da água, ou seja, após o sétimo mergulho, Naamã evidenciou que sua pele estava totalmente restaurada.
Não somente a pele de Naamã foi limpa, sua alma também foi lavada. Ele se tornou um novo homem. Deus poderia ter curado Naamã de qualquer outra forma, porém preferiu fazer desta forma, pois sabe exatamente daquilo que precisamos para termos uma vida purificada.


Uma boa abordagem bíblica é a aquela que traz ensinamento prático, sem rodeios ou enfeites. Todas as mensagens bíblicas nos estimulam a renunciar algo, principalmente nosso ego. Motiva-nos a viver uma vida reta e de adoração ao Senhor. A Palavra de Deus dever ser ouvida e praticada, não há outra forma de ocorrer mudanças em nossas vidas (Tiago 1.22).

Pr. Sergio Roberto


VIVENDO EM FAMÍLIA







Êxodo 18.5-6
Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, Disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela. Êxodo 18:5-6


Em toda família há momentos tristes e momentos felizes. Há sempre um assunto que acaba promovendo a discussão e a briga. O segredo é não deixar estes assuntos sem solução. Promova os diálogos e a negociação. Alguém deve ceder, mas este não deve ser sempre a mesma pessoa.

Vemos em Êxodo 18.5 que Zípora, a esposa de Moisés retornou para sua casa após um período de ausência.

Motivos da separação (Êxodo 4.24-26):
a) discordância, desentendimento
b) falta de compreensão, intolerância
c) desrespeito, ofensa
É possível também que Moisés tenha favorecido que sua família ficasse longe do perigo

Família unida novamente:
a) novas situações, menos estresse
b) melhor administração do tempo, mais tempo para a família
c) manter a família unida

Com Jesus, podemos vencer as dificuldades e superar todos os problemas.


Pb. Sergio

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A FAMÍLIA PRECISA DE UM LÍDER












Juízes 2.6

E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel. Juízes 2:7

Josué (Deus é a salvação) foi um grande líder. Enquanto vivia e liderava o povo de Deus, os israelitas não se desviaram dos mandamentos do Senhor. Ele os instruía e ia a frente das batalhas, sempre em retidão com o Senhor. Porém, após a morte de Josué, o povo, sem liderança, sem alguém para instruir e interceder por eles, se desviaram do Senhor.
Josué, assim como Moisés, seu antecessor, foi um líder sacerdotal "Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos". Malaquias 2:7
Qualidades do Sacerdote:
*Separado para servir
*Mediador entre Deus e o povo (oferecia sacrifícios e orava a seu favor)
Hoje todos nós cristão, somos sacerdotes (1Pe 2.5,9), por isso devemos liderar nossa família, instruindo-a na Palavra de Deus e intercedendo por ela.
Que possamos afirmar como Josué: ...eu e minha casa serviremos ao Senhor!
"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Josué 24:15

Pb. Sergio

-------------------------------------------------------------------------------------------------

OUVIR E SEGUIR A VOZ DE DEUS


Jeremias 1.19
E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. Jeremias 1:19
Jeremias (Deus é elevado) era filho de sacerdote, foi chamado ainda jovem, em torno de 20 anos de idade. Profetizou por 40 anos durante o reinado dos últimos 5 reis de Judá. Foi rejeitado, perseguido e preso, pois suas profecias eram contrárias aos planos dos reis, visto que estas sugeriram a submissão à Babilônia. No Egito, morreu de velhice. (Não se casou e não teve filhos - Jeremias 16:2).


a) O chamado de Jeremias
O Senhor capacita. Jeremias 1:4-6
b) A promessa de Deus ao seu escolhido
O Senhor livra. Jeremias 1:8-10
c) A visão profética
O Senhor revela. Jeremias 1:11-16
d) Um atalaia (vigia)
O Senhor envia. Ezequiel 3:17Jeremias 1:17-19
e) A promessa de Deus ao Seu povo
O cumpri o que promete. Jeremias 29:10-11

O Senhor nunca erra em suas escolhas, Ele conhece todos os caminhos do homem, e nos orienta a seguir seus conselhos.

Pb. Sergio


-------------------------------------------------------------------------------------------------

A PRESENÇA DE DEUS EM MINHA CASA









Êxodo 40.34-38
Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo; De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse; Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.


a) Deus habita no meio do seu povo.
A história de Israel foi marcada pela presença de Deus.
O Senhor estava com eles em todas as suas jornadas. Cuidou deles em todas as áreas.
b) A presença de Deus enche a sua vida.
Assim como cuidou deles, nosso Deus cuida de você. Se você permitir, Ele irá encher a sua vida, de paz, alegria, fé e milagres. Deus está sobre o seu lar, sua família, sua casa.
c) Você é o tabernáculo onde Deus habita.
Você é templo do Espírito Santo. Assim como a presença de Deus na nuvem de glória estava sobre o tabernáculo, o Senhor está presente em seu interior, Ele habita em você, Ele está sobre a sua casa, sobre a sua família. Permita que o Senhor te cubra com Sua glória. 
d) Onde Deus entra o pecado sai.
Quando você abre o coração para Deus, Ele preenche o seu ser. Quando o Espírito Santo ocupa o seu interior, o mal, o pecado, a dúvida, o medo, não tem mais lugar em sua vida. Eles tem que sair. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, portanto, se Deus está em você, tudo o que te atrapalha tem que ir embora. Encha-se de Deus e permita que Ele mude o seu interior.
e) Deus dá as ordens. Ele define o momento de andar e de parar.
A vontade de Deus é soberana. O Senhor sabe o que é melhor para seus filhos. Com a nuvem, que é a manifestação do Senhor, seu povo passou a entender que o Senhor é que decide o momento de parar e o momento de andar. Observe a manifestação de Deus em sua vida.  Esteja atento a voz do Senhor. Peça para o Senhor Jesus dirigir a sua vida. 

Pb. Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário