"Depois veio Eliseu a Damasco, estando Ben-Hadade, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui. Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao Senhor, dizendo: Hei de sarar desta doença? Foi, pois, Hazael a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo o que de bom havia em Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele e disse: Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença?E Eliseu lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Porém, o Senhor me tem mostrado que certamente morrerá. E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou".
Introdução
O Profeta Eliseu chega a Damasco e logo todos da cidade ficam sabendo que o homem de Deus está ali. Logo, até o rei da Síria recebe notícias sobre a presença do grande profeta. Ben-Hadade encontrava-se doente e preocupado quanto a sua recuperação. Motivo pelo qual enviou Hazael ao profeta para consulta-lo sobre seu estado de saúde.
Desenvolvimento
Vida de profeta não é fácil. Onde chega, as pessoas vão a seu encontro para saber coisas que só o Senhor pode revelar.
# Ben-Hadade - o rei da Síria não era um homem temente a Deus, não andava segundo o conselhos dos profetas do Senhor e não foi capaz de ir a seu encontro. O rei da Síria resolveu presentear (pagar) Eliseu pelo serviço a ser prestado. Nada menos que 40 camelos carregados de tudo o que havia de melhor em Damasco.
# Hazael - Um inimigo disfarçado de amigo. Hazael esperava ansioso pela morte de seu rei. A consulta com o Profeta Eliseu era mais de seu interesse que do próprio rei da Síria. Entregou o presente ao homem de Deus, e perguntou sobre o futuro de seu rei esperando ouvir que este morreria da doença.
# Eliseu - cheio do Espírito do Senhor informa a Hazael que seu rei certamente sararia da doença que o afligia, porém que o mesmo morreria. Eliseu olhou firmemente nos olhos de Hazael e em poucos instantes teve outra revelação. Amargurado, chorou e relatou a Hazael que com a morte do rei, coisas terríveis seriam praticadas por seu sucessor contra o povo. Hazael retorna e informa a Ben-Hadade apenas de que sararia de sua doença. No dia seguinte o rei melhora de sua enfermidade, mas é assassinado por Hazael que o mata com um cobertor molhado, e assume o trono.
* Ben-Hadade - esperava obter favor do Profeta, uma resposta positiva quanto a seu futuro. Ele mesmo deveria ter ido a busca de Eliseu e o consultado, assim talvez tivesse sido alertado quanto aos planos contra sua vida. Deveria ter se convertido ao Senhor e recebido o livramento, mas preferiu apenas consulta-lO a distância. A doença não o matou, porém foi assassinado.
* Hazael - homem sanguinário, sem escrúpulos, desejoso de poder e do trono. Ao saber que o rei sararia, maquinou um plano para obter o que desejava. Nem ele sabia que seria capaz de agir com tanta crueldade.
* Eliseu - o homem de Deus vê a cura sendo manifestada, porém observou que o rei da Síria não viveria por muito tempo. O Senhor havia revelado que Hazael mataria o rei da Síria.
Conclusão
No mundo a maldade reina e o mal age como se não houvessem regras. Os governantes são empossados e destronados constantemente, uma gestão pior que outra. Mas graças a Deus, e louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo que nos dá a vitória e nos livra do mal. Enquanto homens sanguinários pensam que dominam, o Senhor nos revela seus planos e nos livra de seus intentos. Que o Senhor nos abra os olhos espirituais para que não sejamos enganados e pegos de surpresa, ou caiamos nas astutas ciladas do maligno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário