terça-feira, 7 de junho de 2011

LIÇÃO 4 – ESPÍRITO SANTO – AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS

EBR – ESCOLA BÍBLICA NO RÁDIO

Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
MOVIMENTO PENTECOSTAL - As doutrinas de nossa fé.
Comentários: Neste trimestre estudaremos a respeito dos fundamentos da fé pentecostal. O Movimento Pentecostal teve sua origem no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja (Atos 2.2). Desde então a chama do Espírito Santo tem se mantido acesa nos corações de muitos crentes ao longo dos anos. Este movimento chegou ao Brasil com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

LIÇÃO 4 – ESPÍRITO SANTO – AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS

VERSÍCULO CHAVE“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até do que do alto sejais revestidos de poder” (Lc. 24:49).

Comentários: O cumprimento da promessa do batismo com o Espírito Santo estava condicionada a obediência. O revestimento de poder ocorreria em Jerusalém, portanto, os interessados deveriam estar em oração aguardando o sobrenatural de Deus, no local determinado por Ele.
TEXTO DE REFERENCIA Lucas 24:46-49; Atos 1:4-8.

INTRODUÇÃO
Hoje e sempre o Espírito Santo tem operado na vida do povo de Deus, consolando e capacitando os crentes a viver em plena atividade. Graças ao Espírito Santo podemos realizar a obra que o Senhor entregou em nossas mãos. Sem a cooperação do Espírito Santo, o servo de Deus não conseguirá realizar sua obra com excelência. Lembrem-se, todas as obras serão provadas pelo fogo. (1 Co. 3:13).

I.                   O RELACIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO COM A HUMANIDADE
O Espírito Santo é o responsável por convencer o homem de seus pecados, dando-lhe o entendimento necessário para que creia e se arrependa (Jo. 16:8-11).
Logo que salvo, o novo discípulo é convocado a pregar o evangelho de Cristo, mas para fazê-lo, deve depender do Espírito Santo, não confiar apenas na capacidade humana, por isso, o Senhor os orientou para que ficassem em Jerusalém, até que: “do alto sejais revestidos de poder” (Lc. 24:49). É o Espírito Santo quem capacita a igreja para desenvolver a obra de Deus.
Ao mantermos o íntimo relacionamento com o Espírito Santo somos preparados para realização da obra de Deus, e enfrentarmos as adversidades da vida.

II.                O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE
A presença do Espírito Santo deve ser constante na vida do crente, uma vez que Ele estará conosco para sempre (Jo 14.16).
O Espírito Santo ajuda-nos a viver de maneira santa e habilita-nos a realizar, com eficácia, a obra do Senhor Jesus Cristo.
Precisamos “ser cheio do Espírito” (Ef. 5:18).

III.             O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO CAPACITA-NOS A FAZER A OBRA DE DEUS
O Espírito Santo nos capacita e habilita-nos a realizar a obra de Deus. Sem Ele não temos condições para cumprir eficazmente a obra que nos confiou Jesus. Podemos ver que os discípulos de Jesus antes do batismo com o Espírito Santo eram tímidos e bem temerosos, mas após o revestimento de poder eles tornaram-se ousados e corajosos. Eles saíram por toda parte anunciando a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
Os servos de Deus precisam entender que a ação do Espírito Santo deve ser permanente em sua vida. O Espírito Santo jamais deve ser menosprezado ou ignorado, pois foi enviado para nosso consolo. Esta promessa é para todos nós.

Pb. Sergio Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário